A Kobana possui uma integração com o Sicoob para consulta de extrato. Em via de regra, o extrato é atualizado no seu banco diariamente e você pode consulta-lo por interface ou API.
1. Cadastre a conta financeira na Kobana
Acesse o menu Financeiro > Contas > Gerenciar e realize o cadastro da sua conta do Sicoob que deseja consultar o extrato. Confira o artigo para saber como cadastrar sua conta financeira.
2. Acesse o Portal Developers do Sicoob
Agora para fazer a conexão entre a Kobana e a sua conta do Sicoob, você deve acessar o Portal Developers do Sicoob e fazer o cadastro ou login: https://developers.sicoob.com.br/#!/login
3. Crie uma aplicação
Acesse o menu Meus Aplicativos e proceda para criar uma Nova Aplicação.
Em seguida, valide os seus dados a partir de uma autenticação com seu login do Sicoobnet.
Autorize a autenticação da conta clicando em Aprovar.
Agora você será encaminhado para seguir com o cadastro da sua aplicação. Preencha com o nome da aplicação (ex.: Nome da Empresa - Extrato - Conexão Kobana) e uma descrição (Ex.: Consulta de extrato via integração Kobana).
Na página seguinte, selecione com qual API deseja integrar. Neste caso, será a API de consulta de extrato.
Selecione o número da conta que pretende conectar. É importante que essa conta seja a mesma que você cadastrou no passo 1 deste artigo.
Na sequência, selecione Não para integração via empresa parceira. Faça o upload do certificado digital emitido pelo ICP Brasil para o seu CNPJ.
Na próxima página, confirme os dados e clique em Concluir.
Com a aplicação criada, você poderá ter acesso à credencial necessária, Client ID. Copie a credencial e salve em um local seguro. Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de Produção.
4. Importe o certificado digital na Kobana
Com a credencial coletada, você vai acessar sua conta da Kobana. No menu Administração > Segurança > Certificados, vai clicar em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e importe o mesmo certificado que está no Portal Developer do Sicoob.
5. Crie a conexão com o banco
Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Conexões e selecionar o Sicoob.
Em seguida, selecione o produto que deseja utilizar, que neste caso será o Extrato. Insira o Client ID, selecione o certificado importado e dê um nome para essa conexão, como "EXTRATO - SICOOB - NOME DA EMPRESA".
6. Associe a conexão à conta financeira
Criada a conexão, acesse o menu Financeiro > Contas > Gerenciar e clique na respectiva conta cadastrada. Na página da conta, clique em Configurar Conexão do Extrato.
Agora basta selecionar a conexão que você acabou de criar e finalize o procedimento.