Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - Boleto
Como ativar os recebimentos por boletos pela API do Banco Cora?
Como ativar os recebimentos por boletos pela API do Banco Cora?

Descubra como emitir boletos pela API do Banco Cora!

Thiago Savelli avatar
Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de 5 meses

A API é a forma mais rápida de comunicação entre os bancos, diminuindo o trabalho manual e agilizando a troca de informações. Neste artigo, você vai ver como integrar a API de boletos do Banco Cora.

1. Pegue as informações necessárias na plataforma do Cora

Antes de começar o processo na Kobana, vamos ao site da Cora para você pegar o certificado digital e o client-id.

O certificado é um documento que dá autenticidade para as operações, confirmando a sua identidade. Para achá-lo, acesse a sua conta da Cora, clique na opção Conta e em Integrações via APIs.

Em seguida, clique no botão Acessar Integração Direta.

Na próxima tela, escolha o Ambiente de produção.

Lembrando! Caso queira, também existe a possibilidade de fazer a conexão em um ambiente de teste, mas será necessário refazer todo o processo em produção.

Na próxima tela, você vai encontrar todas as informações que precisa para fazer a conexão na Kobana: o client-id, o certificado e a private key. Faça o download do certificado e da chave privada (a private key) e copie o client ID para o bloco de notas.

2. Cadastre o certificado na Kobana

Agora vamos subir o certificado na Kobana. Entre na sua conta na plataforma e acesse Administração > Segurança > Certificados e clique no botão Novo Certificado. Na tela seguinte, escolha a opção Tenho um arquivo da chave pública e outro da chave privada. De um nome para a conexão, como Certificado-API-Cora e preencha o CNPJ da sua empresa.

Nos arquivos, suba os que você baixou do site da Cora, o arquivo do certificado é em formato .pem e deve ser subido no primeiro campo, já a chave é o .key e deve ser subido no segundo campo.

3. Cadastre uma carteira de cobrança do banco Cora

Caso você ainda não tenha uma carteira de cobrança cadastrada, esse serviço é contratado junto ao banco e permite que a sua empresa emita boletos bancários. Para criar os boletos pela Kobana, é preciso cadastrar ao menos uma carteira de cobrança do banco que você quiser usar.

Para cadastrar uma carteira da Cora, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras. Na tela seguinte, clique no botão + para iniciar o cadastro. Dentre os bancos disponíveis, escolha o Cora:

Escolha a carteira disponível e preencha as informações pedidas, agência e conta do banco. Você também vai precisar preencher as informações da sua empresa, como CNPJ e endereço, e escolher um responsável para a conta, que é a pessoa que assina pela sua empresa.

4. Crie a conexão com a Cora

Com a carteira criada, é hora de fazer a conexão com a Cora. A conexão permite a comunicação entre a sua empresa, o banco e a Kobana, habilitando a troca de informações referentes às operações. Acesse a nova carteira criada em Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique no botão Ver carteira, que você acabou de criar. Do lado direito da tela, clique na opção para Configurar conexão.

Em seguida, escolha a conexão da Cora.

Agora, você precisa preencher o client-id que você pegou na Cora e escolher o mesmo certificado que você subiu anteriormente. Você também deve dar um nome para essa conexão.

Atenção! Certifique-se de que o certificado é o mesmo que você baixou na Cora. Caso contrário, a conexão não vai funcionar.

Por fim, na próxima tela, clique no botão Validar Conexão para que o sistema possa verificar que está tudo funcionando perfeitamente.

5. Vincular a conexão à carteira

Para a conexão funcionar, você ainda precisa garantir que a ela está vinculada à uma carteira do Banco Cora. Para isso, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e encontre a carteira da Cora. Clique no botão Ativar da coluna Web Service, como na imagem abaixo e escolha a conexão criada anteriormente.

Caso essa coluna esteja marcada como “Ativa” a conexão já está associada à carteira. Clique no botão Ver carteira > Alterar conexão, para verificar se é de fato a conexão correta.

6. Teste o processo

Para finalizar, recomendamos que você emita e pague um boleto, para garantir que o processo ocorreu como o esperado. Você pode acompanhar o ciclo do boleto clicando em Recebimentos > Boletos > Gerenciar.

Respondeu à sua pergunta?