Por mais que você dê opções ao seu cliente de realizar o pagamento via boleto ou PIX, algumas vezes pode acontecer dele efetuar esse pagamento de outra forma, como por exemplo, transferência ou via espécie.
Pensando nisso, a Kobana tem disponível uma forma de você marcar o boleto como pago.
Informe o pagamento
Para fazer isso, dentro da interface, acesse Recebimentos > Boletos > Gerenciar, para ver a lista completa de boletos e em seguida, clique no botão Ver boleto do título que deseja informar o pagamento.
Na tela de gerenciamento do boleto, clique em Ações > Informar pagamento.
Em seguida, você precisa informar qual o valor pago e a data de pagamento.
Ao marcar a opção indicada na caixa de texto da página de pagamento, você vai solicitar que o boleto seja baixado no banco por meio da próxima remessa gerada na Kobana, manualmente ou automaticamente.
Com todas as informações preenchidas, clique em Marcar Boleto como Pago. O status do boleto será alterado para pago e será gerado um evento de "boleto pago" ao boleto, podendo resultar em envio de notificações ao seu cliente e disparo de webhooks, dependendo das suas configurações.
Você pode realizar a marcação de boleto pago via API também. Para fazer isso, consulte a nossa documentação.
Retire a informação de pagamento
Caso por algum motivo este pagamento seja informado de maneira incorreta, você poderá retirar essa informação, voltando seu boleto para o status aberto.
No menu Recebimentos > Boletos > Recebimentos, clique na lixeira que se encontra ao lado direito da informação de pagamento. Clique em Sim para continuar e concluir a ação de exclusão da informação de pagamento.