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Como informar e retirar o pagamento de um boleto manualmente?
Como informar e retirar o pagamento de um boleto manualmente?

Seu cliente pagou o boleto de outra forma e você precisa informar de modo manual na plataforma? Veja como fazer!

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Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de uma semana

Por mais que você dê opções ao seu cliente de realizar o pagamento via boleto ou PIX, algumas vezes pode acontecer dele efetuar esse pagamento de outra forma, como por exemplo, transferência ou via espécie.

Pensando nisso, a Kobana tem disponível uma forma de você marcar o boleto como pago.

Informe o pagamento

Para fazer isso, dentro da interface, acesse Recebimentos > Boletos > Gerenciar, para ver a lista completa de boletos e em seguida, clique no botão Ver boleto do título que deseja informar o pagamento.

Na tela de gerenciamento do boleto, clique em Ações > Informar pagamento.

Em seguida, você precisa informar qual o valor pago e a data de pagamento.

Ao marcar a opção indicada na caixa de texto da página de pagamento, você vai solicitar que o boleto seja baixado no banco por meio da próxima remessa gerada na Kobana, manualmente ou automaticamente.

Com todas as informações preenchidas, clique em Marcar Boleto como Pago. O status do boleto será alterado para pago e será gerado um evento de "boleto pago" ao boleto, podendo resultar em envio de notificações ao seu cliente e disparo de webhooks, dependendo das suas configurações.

Você pode realizar a marcação de boleto pago via API também. Para fazer isso, consulte a nossa documentação.

Retire a informação de pagamento

Caso por algum motivo este pagamento seja informado de maneira incorreta, você poderá retirar essa informação, voltando seu boleto para o status aberto.

No menu Recebimentos > Boletos > Recebimentos, clique na lixeira que se encontra ao lado direito da informação de pagamento. Clique em Sim para continuar e concluir a ação de exclusão da informação de pagamento.

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