O boleto híbrido, também conhecido como bolepix, é uma ferramenta operacional que permite vincular um QR Code do Pix a cada boleto criado. Com isso, ambas opções de pagamento são oferecidas ao cliente, o que facilita a sua vida e agiliza a operação. Nesse artigo, vamos mostrar como fazer a configuração do boleto híbrido.
O que você precisa para configurar o boleto híbrido?
Antes de mais nada, vamos ver o que você precisa ter configurado para usar essa operação. No caso do boleto híbrido gerenciado pelo banco, você precisa apenas de uma carteira de recebimento configurada e homologada e de uma conexão de cobrança com o banco para permitir a troca de informações. A única exceção é o Banco Itaú, em que você também precisa de uma conexão de Pix configurada.
Para criar o boleto híbrido gerenciado pela Kobana, você também precisa de uma carteira de recebimento configurada e homologada, uma conta Pix ativada e uma conexão que permite a comunicação do boleto e do Pix. Pode ser necessário ter mais de uma conexão, dependendo dos bancos usados.
Não lembra a diferença entre o boleto híbrido gerenciado no banco e pela Kobana? Confira o artigo!
Configurando o boleto híbrido na carteira de recebimento
Com tudo que mencionamos acima já configurado, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e escolha a carteira em que você quer configurar o boleto híbrido. A partir dessa configuração, todos os boletos criados para aquela carteira terão o QR Code do Pix vinculado.
Na tela da carteira, clique no botão Ações > Configurar boleto híbrido e em seguida em Habilitar.
Após isso, selecione o tipo de configuração, caso queira usar o boleto híbrido gerenciado pelo banco ou pela Kobana.
Basicamente, o boleto híbrido gerenciado pelo banco, é um serviço oferecido pelas instituições, permitindo combinar a carteira de recebimento e o Pix. Nesse caso, tanto a carteira quanto a conta Pix precisam ser do mesmo banco e, antes de configurar na Kobana, é preciso contratar e ativar o serviço na instituição.
Já o boleto híbrido gerenciado pela Kobana é um serviço oferecido pela nossa plataforma que permite combinar boletos e Pix de bancos diferentes ou do mesmo banco. Nesse caso, você também precisa escolher a conta Pix a ser usada, o tipo de Pix e outras informações do recebimento.
Vamos dar um exemplo: se você tem apenas o Pix do Itaú ativado na Kobana, mas tem carteiras do Bradesco, Itaú e Santander, você poderá adicionar o Pix a todas elas e gerar o boleto híbrido gerenciado pela Kobana. Dessa forma, seu cliente poderá realizar o pagamento do boleto do Bradesco, por exemplo, ou do PIX do Itaú.
Após fazer essas configurações clique no botão Atualizar carteira e pronto! A partir de agora, todo o boleto que você gerar desta carteira será acompanhado de um QR Code do PIX.
Atenção! Ao criar um boleto híbrido gerenciado pela Kobana, caso você queira que o Pix possa ser pago após o vencimento, é preciso preencher o campo dias para baixa ao gerar o documento, pois esse mesmo campo será usado para o Pix.
Como verificar as informações do boleto híbrido
Quando sua empresa emite um boleto híbrido gerenciado pela Kobana, é possível verificar o ID do Pix que está vinculado ao boleto e qual boleto está vinculado a determinado Pix.
Você pode encontrar essa informação a partir do Pix acessando o menu Recebimentos > Pix > Gerenciar. Na relação de todos os Pix, você verá os que são relacionados a boletos híbridos pelo link do documento na coluna boleto híbrido. Ao clicar nele, você terá todas as informações daquela cobrança.
Você também pode ver isso a partir do boleto. Vá até Recebimentos > Boletos > Gerenciar e clique em Ver Boleto. Se for um boleto híbrido, vai existir uma aba de Pix.
Clique em Pix e você terá as informações vinculadas, permitindo ver o Pix, sua conta e o link.
No caso do boleto híbrido gerenciado pelo banco, você também pode acompanhá-lo por aqui, como se fosse um boleto tradicional, acessando o menu Recebimentos > Boletos > Gerenciar.