A negativação é a inclusão do nome do pagador, que possui boleto vencido e não pago, em um bureau de restrição de crédito. Dessa forma, essa dívida fica cadastrada na agência de análise de crédito que poderá acarretar em algumas barreiras ao devedor, até que a dívida seja resolvida.
Você só poderá realizar a solicitação de negativação pela Kobana, caso você tenha esse serviço contratado no seu banco.
Como negativar um boleto na Kobana?
A negativação, em regra, só pode ocorrer após o vencimento. Porém, dependendo do banco, você pode deixar essa regra estabelecida no momento da emissão.
Assim, a informação de negativação após "x" dias do vencimento será enviada ao seu banco no momento do registro. Ao atingir o prazo, o banco vai proceder com o pedido de negativação.
Para estabelecer essa regra, sugerimos criar um modelo de boleto e usá-lo nos casos em que você queira aplicar. Mas você também pode definir essa regra no momento da geração do boleto (API ou interface), na configuração da carteira ou nas configurações avançadas.
No exemplo abaixo, criamos uma regra de solicitação de negativação 10 dias após vencimento:
A Kobana, devido às restrições dos bancos, não inclui na mesma remessa regras para baixa, protesto e negativação. Caso seja estipulado mais de uma regra por boleto, o sistema seguirá em ordem de prioridade:
Negativação;
Protesto;
Baixa.
Como dito acima, nem todos os bancos possuem suporte para a regra de negativação no momento do registro.
Porém, caso você tenha esse serviço contratado com algum banco, a Kobana pode ajudar você a automatizar esse processo. Entre em contato com o nosso suporte para saber mais.