Você já sabe que na Kobana é possível configurar notificações automáticas via e-mail para os seus clientes e até para você mesmo. Por exemplo, você pode enviar o boleto automaticamente para o pagador, assim que ele for gerado.
Agora, caso não queira que isso aconteça, é possível desabilitar esse recurso. Neste artigo, vamos explicar como desabilitar o envio de e-mails para um cliente, ou então cancelar notificações de um determinado boleto.
1. Desabilitar envio de e-mail no cadastro do cliente
Se você não quer que um cliente receba e-mails automáticos da Kobana, basta desabilitar o envio de notificações para essa pessoa.
Caso o cliente já esteja cadastrado na plataforma, clique em CRM > Gerenciar clientes.
Selecione o cliente e vá em Opções > Alterar.
Logo abaixo da configuração de e-mail, selecione a opção Nunca enviar e-mail para esse cliente.
No final da página, clique em Atualizar Cliente para salvar essa configuração, e pronto!
Se você está cadastrando o cliente na Kobana, já pode escolher a opção logo de início.
Com essa configuração, o cliente nunca receberá qualquer tipo de notificação automática de eventos na Kobana. Caso queira cancelar isso, é só acessar o perfil do cliente da mesma forma e desfazer a seleção.
Essa alteração realizada no cliente não será válida para boletos, carnês e assinaturas já gerados. Se você não quer que o seu cliente não receba mais esses boletos também, realize a alteração da assinatura já criada, por exemplo.
2. Desabilitar o envio de um boleto específico
Na hora de emitir um boleto, você pode configurá-lo para que não dispare nenhuma notificação da Kobana, ou seja, se houver uma notificação automática na sua conta configurada para disparar um e-mail sempre que um boleto é emitido, esse e-mail não será enviado no caso desse boleto.
Ao emitir o boleto, na seção de Dados do Cliente, selecione a opção Não enviar este boleto por e-mail.
Finalize a emissão do boleto normalmente e o cliente não receberá o documento por e-mail, independentemente se você tiver notificações criadas.