O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), para fazer transferências e pagamentos. Este artigo vai te ajudar a conectar a API para criar os QR Codes do PIX do Santander e, assim, passar a receber nessa modalidade.
Os passos abaixo devem ser realizados no ambiente de produção do banco. Atualmente, não trabalhamos com PIX no ambiente de homologação do Santander.
1. Acesse o Portal do Desenvolvedor
Acesse o Portal do Desenvolvedor pelo link: https://developer.santander.com.br/
Considerando que sua empresa já possui um convênio no Banco Santander, siga pelo Login PJ, em que você utilizará o mesmo login e senha de acesso do Internet Banking, de acordo com as seguintes regras de utilização:
Somente o Usuário Master consegue criar aplicações em Produção, no Dev Portal;
É necessário que o Usuário Master tenha o ID Santander habilitado;
É necessário que o Usuário Master tenha um e-mail cadastrado associado ao seu usuário;
Para que o Usuário Master tenha acesso a duas ou mais empresas dentro do Dev Portal, é necessário que o mesmo faça o Login PJ para as diferentes empresas. Assim, ficarão associadas à sua conta.
Clique no botão Entrar e, em seguida, Acesse sua conta PJ.
Faça o login a partir dos dados solicitados: agência, conta, usuário e senha.
2. Crie a aplicação
Feito o login, clique em Aplicações.
Escolha o ambiente de Produção.
Para criação da nova aplicação, siga as diretrizes abaixo:
Selecione Sou desenvolvedor;
Crie um nome para a aplicação (ex.: "Nome da Empresa - API de PIX Cobrança - Conexão Kobana");
Faça o upload do certificado;
Inclua uma descrição da aplicação (ex.: Integração com a Kobana para geração de PIX cobrança via API);
No Produtos, selecione a API de PIX para cobrança;
Assinale a caixa desejada.
Preenchido os itens, clique em Enviar.
3. Colete as credenciais
Com a aplicação criada, você poderá ter acesso às credenciais: ClientID e ClientSecret. Copie, cole e salve em um local seguro uma de cada vez. Certifique-se de que as credenciais foram geradas para o ambiente de Produção.
Além das credenciais mencionadas acima, você precisará também solicitar ao seu gerente o Código de Estação relacionado ao seu convênio.
4. Importe o certificado digital na Kobana
Com as credenciais coletadas, acesse a sua conta da Kobana, entre no menu Administração > Segurança > Certificados, e clique em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e suba o mesmo certificado importado no Poral do Desenvolvedor do Santander.
5. Crie a conexão com o banco
Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar nova selecionar o Santander.
Em seguida, selecione o produto que deseja utilizar, que neste caso será o PIX. Insira as credenciais coletadas e o código da estação, selecione o certificado importado e dê um nome para essa conexão, como "CONEXÃO PIX - SANTANDER - NOME DA EMPRESA".
6. Cadastre a Conta PIX
Com todos os dados necessários para começar a gerar o PIX, você deve agora cadastrar uma conta PIX. Para isso, acesse o menu Recebimentos > PIX > Contas PIX e cadastre essa nova conta. Selecione o banco Santander, dê um nome para a sua conta, como "CONTA PIX - SANTANDER - NOME DA EMPRESA" e inclua a chave do PIX.
Continue até que o sistema confirme que a conta PIX foi ativada com sucesso. Ao concluir este passo, os seus boletos ainda não estarão gerando o PIX no formato boleto híbrido.
7. Gere o PIX e boletos-híbridos
Finalizando os passos acima, você poderá começar a gerar o PIX e o boleto-híbrido.
Para criar o boleto-híbrido, inclua a conta PIX em uma das suas carteiras de recebimento. Para fazer isso, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras. Clique em Ver Carteira (👁️) naquela que deseja configurar o boleto-híbrido. Na próxima tela, clique em Ações > Alterar.
No final da página de edição da carteira, você visualizará informações sobre o boleto-híbrido e a opção de selecionar a conta geradora do PIX. Selecione a conta PIX que desejar para esta carteira. Pronto! A partir de agora todos os boletos dessa carteira, serão gerados acompanhados de um QR Code do PIX.
O QR Code do PIX que geramos é dinâmico, ou seja, ele é gerado de acordo com valores e dados que você cadastrou no boleto. Porém, ele não obedece regras do boleto, como desconto, juros e multa. Quando utilizado em modelo boleto-híbrido, o PIX é baixado no vencimento do boleto.