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Como homologar minha carteira de cobrança quando o gerente do banco solicita o envio de boletos e remessa para análise?
Como homologar minha carteira de cobrança quando o gerente do banco solicita o envio de boletos e remessa para análise?

Entenda o que fazer para homologar sua carteira de cobrança quando ocorre um processo diferente, como nesse tipo de solicitação.

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Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Em alguns casos, os bancos podem solicitar um processo de homologação diferente do padrão. Normalmente, nesses casos, o gerente solicita o envio de uma remessa e um lote de boletos para análise.

O processo padrão de homologação funciona conforme a explicação do nosso artigo: Como cadastrar e homologar minha carteira de cobrança na Kobana?

1. Solicite a liberação da homologação padrão

Caso o seu gerente tenha solicitado isso, o primeiro passo é pedir para nossa equipe de suporte o auxílio para que você possa gerar mais boletos e uma remessa ao seu gerente. Entre em contato conosco por meio do e-mail suporte@kobana.com.br ou pelo chat.

Ao fazer essa solicitação, o nosso time vai liberar a sua carteira de cobrança da homologação padrão. Dessa forma, você poderá gerar a quantidade de boletos solicitada pelo seu gerente.

2. Gere os boletos

Para fazer isso, clique em Cobrança > Boleto > Gerenciar. Então, vá em criar o primeiro boleto.

Preencha o formulário para gerar os boletos com um valor e data de vencimento quaisquer. Crie então a quantidade de boletos pedida pelo seu banco.

Dica! Nos dados do cliente, insira Kobana, que já é um cliente cadastrado por padrão e todos os dados serão preenchidos sem você precisar preenchê-los novamente.

3. Faça o download dos boletos

Após emitir todos os boletos, você precisará baixá-los. Para isso, basta ir no menu superior Recebimentos > Boletos > Gerenciar. Você verá todos os boletos que já gerou. Para cada um deles, você deverá clicar em Ver Boleto.

Na página do boleto, clique em Links do Boleto e, então, vá em Baixar em PDF.

Com todos os boletos salvos em seu computador, agora você deverá gerar a remessa.

4. Gere o arquivo remessa

Para gerar o arquivo remessa, vá no menu superior Integrações > Bancos e Serviços > EDI > Arquivos CNAB Remessa.

Nesta tela, clique no botão verde Gere o seu primeiro arquivo.

Após o processamento, clique em Ver Remessa.

Atente-se para o fato de já existir uma remessa anterior em sua conta. Essa é referente ao boleto de homologação que geramos automaticamente quando você cadastrou sua carteira de cobrança. Ignore-a e baixe apenas a remessa gerada por você neste momento. Ela será a primeira da lista.

Com a remessa processada, clique em Download.

Agora basta juntar os PDFs dos boletos e o arquivo remessa baixados em seu computador e enviá-los ao seu gerente bancário.

5. Aguarde o retorno do banco

A partir disso, o banco vai avaliar o formato e as informações dos boletos e da remessa.

Se o banco retornar com algum problema, ou pedindo alguma a alteração, encaminhe o e-mail para suporte@kobana.com.br com a mensagem enviada por eles. Assim, vamos conseguir orientar você da melhor forma possível.

Quando o banco retornar informando que está tudo certo com os arquivos, recomendamos ainda que você siga os passos abaixo para uma segunda conferência:

  1. Emita um novo boleto de R$1,00 e coloque seus dados como cliente;

  2. Gere uma nova remessa;

  3. Envie a remessa no sistema do banco para registrar o boleto;

  4. Aguarde cerca de 2 horas após o envio da remessa e pague esse boleto;

  5. No dia seguinte ao pagamento, acesse o sistema do banco para baixar o arquivo retorno;

  6. Vá na Kobana em Integrações > Bancos e Serviços > EDI > Arquivos CNAB de Retorno e suba este arquivo;

  7. Vá em Recebimentos > Boletos > Gerenciar e verifique se o status deste boleto foi atualizado para Pago. Se sim, a sua conta foi homologada com sucesso. Se não, entre em contato conosco por meio do e-mail suporte@kobana.com.br.

Se você deseja automatizar o tráfego de remessa e retorno, clique aqui para saber como ativar.

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