Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - BoletoIntegração bancária
Como ativar o recebimento por boletos pela API do Banco Inter?
Como ativar o recebimento por boletos pela API do Banco Inter?

Veja como conectar sua carteira cadastrada na Kobana com a API do Inter.

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

A forma mais eficiente de comunicação com o banco se dá via APIs. Essa comunicação dispensa a criação e troca de arquivos, além de registrar os boletos em tempo real. Com a API do Banco Inter, você pode registrar, cancelar e verificar o pagamento de boletos.

Para ativar a comunicação via API do Banco Inter, siga o passo a passo abaixo.

1. Gere o certificado e credenciais

Acesse sua conta do Banco Inter e clique em Aplicações > Nova Aplicação.

Dê um nome (ex.: API-Cobrança) e uma descrição (ex.: Conexão de API de cobrança entre Kobana e Inter). No escopo da aplicação, selecione as opções: Cobrança, Consulta de boletos e exportação para PDF, e Emissão e cancelamento de boletos.

Em seguida, faça o download das chaves e do certificado.

Atenção! O download do arquivo com as chaves só pode ser feito uma vez. Por favor, certifique-se de salvá-lo corretamente.

Após isso, você deverá acessar o menu do banco novamente, clicando em Aplicações > Gestão de Aplicações. Na página das aplicações, você consegue ver a aplicação que acabou de criar. Clique na seta na parte de cima para visualizar as credenciais (ClientID e ClientSecret).

2. Insira o certificado na Kobana

Acesse sua conta da Kobana e vá no menu Administração > Segurança > Certificados. Clique no botão verde para adicionar um novo certificado, insira e valide o certificado baixado do Inter.

3. Crie a conexão

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar Nova para cadastrar uma conexão.

No cadastro, selecione o logo do Banco Inter, dê um nome para essa conexão, como "REGISTRO BOLETO - INTER - NOME DA EMPRESA", insira as credenciais, Client ID e Client Secret, e selecione o certificado que você acabou de inserir.

4. Associe a conexão à respectiva carteira

Agora acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique em Ativar na coluna do web service da carteira que deseja ativar este serviço.

5. Teste a conexão

Recomendamos que, logo após a ativação da comunicação via API, você emita e pague um boleto. Você poderá acompanhar o registro do boleto na aba registros, no painel do próprio boleto.


Respondeu à sua pergunta?