Muitas vezes, existe a necessidade de gerar uma segunda via de um boleto com novas informações, como vencimento e valor, ou até mesmo para corrigir informações, como dados do beneficiário, informações de multa e juros, entre outros.
Para isso e para outras necessidades, existe a cópia rápida na Kobana, em que, em poucos cliques na interface ou via uma requisição na API, você consegue gerar um novo boleto a partir de um boleto já gerado, alterando a informação que desejar.
Crie uma cópia de um boleto pela interface da Kobana
Para criar a cópia de um boleto, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Gerenciar e, em seguida, clique em Ver Boleto (👁️) do boleto que deseja criar uma cópia. Na página específica do boleto, clique em Ações > Copiar.
Ao clicar em copiar, será aberta uma página com um formulário já preenchido com as informações do boleto que você está copiando. Nessa página, você poderá alterar as informações que desejar e incluir uma nova data de vencimento. Ao finalizar as alterações, clique em Gerar um novo boleto.
Esse novo boleto será gerado e nele estará contida a informação do ID do boleto de origem, o boleto que foi copiado.
Crie uma cópia de um boleto pela API da Kobana
Para criar uma cópia de um boleto via API, você deve realizar uma requisição pelo endpoint https://{apiHost}/v1/bank_billets/{id}/duplicate
, informando o ID do boleto que deseja duplicar e adicionando as informações que deseja alterar nesse novo boleto.
Consulte cópias de boletos criadas
É possível rastrear os boletos que deram origem às copias e as cópias criadas, além de ter a informação do boleto original dentro da página da cópia na interface, conforme demonstrado acima.
Também existe a opção de exportar os boletos e visualizar isso em uma planilha.
Para exportar os boletos, você deve acessar o menu Recebimentos > Boletos > Gerenciar e aplicar um filtro. Feito isso, clique em Exportar Filtrados e selecione o arquivo que desejar.
Saiba mais sobre Exportação de Boletos: Como exportar as informações dos boletos para Excel?
No exemplo abaixo, exportamos em formato XSLX para que seja possível visualizar em Excel ou Google Sheets. As três primeiras informações da planilha serão:
ID do boleto
ID de boletos que foram geradas cópias a partir deste
ID de boleto original que gerou esta cópia