Pela interface da Kobana, é possível receber pelo PIX, mesmo que este não esteja vinculado a um boleto.
Para isso, é preciso que você tenha uma conta PIX cadastrada em um dos bancos em que temos suporte dessa operação.
Tem um banco que ainda não tem suporte? Entre em contato com a nossa equipe pelo chat!
1. Faça a conexão com o banco
Para começar a receber pelo Pix, o primeiro passo é criar uma conexão com o banco. É a conexão que permite a comunicação entre as instituições, para que as operações de fato aconteçam.
Na Kobana, você precisa acessar Integrações > Bancos e Serviços > API > Configurar Nova e escolher um dos bancos que temos disponíveis para recebimentos por Pix. O processo é semelhante para todos os bancos e, na maioria dos casos, você vai precisar colocar as seguintes informações:
Nome da conexão: Escolha um nome para identificar a conexão;
Permissões: Indica o que aquela conexão pode fazer. Nesse caso, estamos fazendo uma conexão de Pix, mas a conexão também pode permitir extrato, pagamento ou boletos, por exemplo;
Ambiente: Pode ser que o banco permita fazer o processo em homologação. Em qualquer caso, para conseguir criar os Pix é preciso fazer o processo em Produção.
Credenciais: Tanto as credenciais pedidas quanto a forma como você as consegue podem variar bastante de banco para banco. Caso você não saiba como conseguir essas informações, confira os artigos na nossa base de conhecimento ou entre em contato com o suporte para entender mais.
Confira abaixo os artigos com o passo a passo completo para alguns dos principais bancos da plataforma:
Após preencher as informações, clique no botão Validar conexão para conferir se tudo está funcionando corretamente.
2. Cadastre uma conta Pix
Com a conexão feita, é hora de cadastrar uma conta Pix na Kobana. Para isso, acesse Recebimentos > Pix > Contas Pix, clique no sinal de ("+") e escolha o banco da sua escolha. Você vai precisar preencher as informações pedidas:
Nome da conta;
Chave pix: Insira a chave Pix que indica onde cairá o dinheiro recebido;
Conexão: Escolha a mesma que você criou no passo anterior;
Dados do beneficiário: É necessário também colocar os dados da sua empresa, como CNPJ, endereço e razão social.
Confira um exemplo:
3. Criando o Pix
Com tudo pronto, é hora de criar o Pix.
Para criar uma operação, acesse o menu Recebimentos > PIX > Gerenciar e clique no sinal de mais ("+"). Caso você tenha mais de uma conta PIX, selecione a que deseja gerar a cobrança.
Agora você deverá preencher os dados conforme explicamos abaixo:
Tipo de registro: Cobrança ou Imediato --> O PIX imediato tem um vencimento programado em uma determinada hora específica, enquanto o PIX cobrança tem o vencimento até o final do dia selecionado. Além disso, para alguns bancos, o PIX cobrança permite a configuração de multa, juros e desconto;
Quantia;
ID da conta Pix: a conta Pix onde cairá o dinheiro;
Vencimento;
Dados do Pagador: Nome e CPF/CNPJ da pessoa ou empresa que pagará o PIX;
Mensagem ao pagador;
Informações adicionais: Chave e Valor.
Feito o preenchimento, clique no botão verde Gerar um novo PIX. Você pode acompanhar o andamento de todos os Pix criados em Recebimentos > Pix > Gerenciar.