Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesIntegraçõesAlbato, Zapier e Pluga
Como integrar a Kobana com outras ferramentas usando o Zapier?
Como integrar a Kobana com outras ferramentas usando o Zapier?
Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

O Zapier é um serviço online para conectar aplicativos e automatizar tarefas. A Kobana está no Zapier e isso quer dizer que você pode integrar com mais de 3.000 aplicativos disponíveis.

Começando a usar o Zapier

Para criar uma conta no Zapier, siga os seguintes passos:

  1. Crie sua conta com o Google, Facebook, Microsoft ou digitando seus dados

Pronto! Agora você pode criar Zaps para criar automatizações entre a Kobana e outras aplicações, como Gmail, Google Docs, Slack e muitos outros

O Zapier é baseado nos Zaps, que são configurações de integração entre dois sistemas. O primeiro sistema é o que gera um evento (trigger) e o segundo sistema é o local em que uma ação é executada (action). O sistema que gera o evento ele chama de Trigger App e o sistema em que a ação é executada ele chama de Action App.

Exemplo de Integração

Neste artigo, vamos demonstrar um exemplo de automatização que pode ser muito útil, em que toda vez que é criado um boleto na Kobana, automaticamente o PDF desse é salvo em uma pasta na nuvem.

Nesse caso, o evento é "Boleto Gerado" que acontece na Kobana e a ação é "Salvar PDF". Siga os passos abaixo para criar esse Zap:

1. Logado em sua conta, clique em Create Zap.

2. Escolha o aplicativo que será o gatilho da ação. No nosso exemplo, será a Kobana.

3. Em seguida, você deve escolher o gatilho (trigger). No nosso caso, será PDF do Boleto Gerado.

4. Selecione a sua conta na Kobana que será utilizada. Se essa é a sua primeira vez usando o Zapier, clique em Connect a new account.

5. Na sequência, o Zapier fará um teste com o gatilho. Em nosso exemplo, o teste será buscar o último boleto gerado. Clique em Test trigger para seguir com o teste.

No caso de falha do teste, é muito provável que o gatilho que você está incluindo não tenha acontecido anteriormente.

Com a conclusão do teste, será possível ver as informações buscadas referentes ao seu gatilho. Aqui no exemplo, o Zapier buscou as informações do último boleto gerado.

6. Agora é a hora de configurar o aplicativo de ação, ou seja, aquele aplicativo que vai executar uma ação automática após o gatilho. No nosso caso, este aplicativo será o Dropbox, porém você pode utilizar outros apps, como o Google Drive ou OneDrive.

A ação selecionada será Upload File, considerando que vamos subir um arquivo dentro do Dropbox.

7. Você deverá permitir que o Zapier acesse sua conta do Dropbox.

8. Agora você deve informar em qual pasta do Dropbox o arquivo deve ser salvo (Folder) e qual arquivo que você gostaria de salvar (File), que neste caso é o Object Formats Pdf.

9. Nesta etapa, você fará um último teste para confirmar a ação.

Ao ter sucesso no teste, você vai ver um boleto dentro da pasta que você selecionou no Dropbox.

Para finalizar, clique em Publish Zap para ativar essa automatização.

Conheça outros exemplos de automatizações possíveis de criar utilizando o Zapier: Quais automatizações com a Kobana consigo criar no Zapier?

Respondeu à sua pergunta?