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Como semi-automatizar a gestão de suas remessas e retornos com o Zapier?
Como semi-automatizar a gestão de suas remessas e retornos com o Zapier?
Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Com o Zapier, é possível criar vários tipos de automatizações com a Kobana. Um recurso muito útil dessa integração é criar automações relacionadas aos arquivos de remessa e retorno.

Você pode criar gatilhos no Zapier para:

  • Salvar uma remessa em uma pasta na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive) sempre que ela for gerada na Kobana;

  • Enviar automaticamente para a Kobana um arquivo de retorno que for salvo em uma pasta na nuvem.

A seguir, veja como fazer cada uma dessas configurações:

Tutorial de exemplo

Neste exemplo, vamos criar uma automatização para que, no momento que o arquivo de remessa for gerado na Kobana, ele seja automaticamente salvo em uma pasta no Google Drive.

1. Faça o login na sua conta do Zapier e clique no botão Create Zap.

2. Escolha o aplicativo que vai ser o gatilho da ação. No nosso exemplo, será a Kobana.

3. Escolha o evento que vai desencadear a ação. Nesse caso, selecionaremos o evento CNAB Remessa Processado.

4. Selecione a sua conta na Kobana que será utilizada. Se essa é a sua primeira vez usando o Zapier, clique em Connect a new account.

5. Na sequência, o Zapier fará um teste com o gatilho. Em nosso exemplo, o teste será buscar a última remessa que foi gerada. Clique em Test trigger para seguir com o teste.

No caso de falha do teste, é muito provável que o gatilho que você está incluindo não tenha acontecido anteriormente.

Com a conclusão do teste, será possível ver as informações buscadas referentes ao seu gatilho. Aqui no exemplo, o Zapier buscou as informações da última remessa.

6. Em seguida, você escolherá o aplicativo em que será realizada a ação. No exemplo, vamos utilizar o Google Drive para salvar nossa remessa e escolheremos o evento Upload File.

7. Conecte a sua conta do Google Drive.

8. Agora você deverá preencher um formulário com algumas informações, como a pasta em que o arquivo será salvo e qual arquivo deverá ser salvo.

Aqui é importante que no campo File, você selecione o Object URL.

9. Nesta etapa, você realizará o último teste para verificar se a ação será realizada.

Ao ter sucesso no teste, você deverá conseguir visualizar uma remessa dentro da pasta que você selecionou no Google Drive.

Para finalizar, clique em Publish Zap para ativar essa automatização.


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