Os arquivos remessa e retorno são utilizados para a troca de informações entre a Kobana e o seu banco para registro de boletos. A troca destes arquivos entre os sistemas permite que as informações de emissão, registro, pagamento, vencimento e outras estejam sempre sincronizadas e atualizadas.
O registro do boleto é obrigatório. Esse registro pode ser realizado através do arquivo de remessa ou comunicação via API bancária.
A Kobana trabalha com arquivos remessa e retorno nos formatos CNAB 400 e CNAB 240. Esses formatos foram definidos pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
A troca desses arquivos entre a Kobana e o seu banco para registro dos boletos pode ser realizada de duas formas:
Troca manual de arquivos de remessa e retorno
Caso você opte por realizar a troca de forma manual, sempre que emitir um novo boleto na Kobana você deverá gerar um arquivo remessa, baixá-lo e anexá-lo no local apropriado em seu Internet Banking. Caso não o encontre, entre em contato com o atendimento do seu banco.
Não há a necessidade de gerar uma remessa por boleto. Você pode gerar a remessa após emitir vários boletos, já que ela vai conter todos os boletos que foram emitidos desde a última remessa gerada.
Além disso, sempre que precisar verificar se houve alguma atualização no status do boleto, como pagamento, é necessário que você baixe o arquivo retorno no Internet Banking e anexe-o na Kobana. Desta forma, os sistemas estarão sincronizados.
Recomendamos fazer o download do arquivo de retorno e subir na Kobana diariamente.
Veja neste artigo como enviar o seu arquivo de remessa a alguns dos principais bancos: Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
Tráfego automático de arquivos de remessa e retorno (EDI)
Caso você opte pela troca automática dos arquivos de remessa e retorno, todo este processo será feito diretamente pelo nosso sistema, sem nenhuma intervenção manual.
Para habilitar este recurso, é necessário que você gere uma carta de autorização dentro de sua conta na Kobana, assine e entregue ao seu gerente bancário, nos autorizando a trocar esses arquivos em seu nome. Clique para ver o passo a passo de como gerar a carta.
Você também pode optar por ativar a comunicação via API ou web service, caso esteja disponível no seu banco: Como ativar a comunicação com o meu banco via API ou web service?