A comunicação via API é a forma mais eficiente de trocar informações com um banco, permitindo que certos retornos sejam feitos até mesmo em tempo real. Neste artigo, vamos mostrar como fazer a conexão para gerar boletos com a API do Santander.
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1. Acesse a sua conta de PJ no Santander
Para começar, acesse o portal de desenvolvedores do Santander, clique em Entrar e em seguida no botão Acesse com sua conta PJ.
O sistema vai pedir as suas informações de acesso, como usuário, conta, agência e senha. Lembrando que existem algumas regras para usar o portal de desenvolvedor do banco:
Somente o Usuário Master consegue criar aplicações em Produção, no Dev Portal;
É necessário que o Usuário Master tenha o ID Santander habilitado;
É necessário que o Usuário Master tenha um e-mail cadastrado associado ao seu usuário;
Para que o Usuário Master tenha acesso a duas ou mais empresas dentro do Dev Portal, é necessário que o mesmo faça o Login PJ para as diferentes empresas. Assim, ficarão associadas à sua conta.
2. Crie um aplicativo em produção
Uma vez logado, você precisa criar um aplicativo em produção para gerar as credenciais necessárias. Clique em Aplicações, como na imagem abaixo, ao lado do nome da sua empresa.
Atenção! Certifique-se de que o check no lado superior direito está em Produção.
No fluxo de criação de credenciais, escolha a opção Sou desenvolvedor e siga o passo a passo de acordo com a imagem abaixo. Para a Kobana, na opção 6, selecione a caixa Emissão de Boletos. Na opção 5, em produtos, escolha a opção de emissão de boletos.
3. Copie o ClientID e Client Secret
Após o processo ser aprovado, você deve voltar ao espaço anterior em Aplicações, para visualizar as informações que vamos precisar, o ClientID e Client Secret. Para copiar, clique nos botões destacados na imagem abaixo e guarde as informações em um arquivo, como o bloco de notas, uma por vez.
4. Verifique o status do certificado digital
Para certas conexões aqui na Kobana, você também vai precisar do certificado digital, que deve ser o mesmo que você usou para criar a aplicação no Santander. Caso o seu certificado tenha a validade expirada, você deve renovar subindo um novo certificado no portal do desenvolvedor e também na Kobana.
Caso queira verificar essas informações no sistema do Santander, acesse a sua conta PJ, clique em Aplicações para ver uma imagem como a abaixo.
Caso precise renovar, clique na opção Editar a aplicação para subir um novo certificado de acordo com as regras do banco:
5. Crie a conexão com o Santander
Com as informações que você precisa em mãos, é hora de criar a conexão com o Santander. Escolha a opção da imagem abaixo para iniciar o processo:
Na tela seguinte, preencha as informações pedidas pelo sistema. Primeiro, escolha as permissões que a API terá, ou seja, o que ela poderá fazer, como gerar boletos, fazer transferências e consultar extrato. Nas credenciais, client ID e client Secret, preencha as informações que você copiou no passo 3. Escolha também o certificado que você conferiu no passo anterior.
Após inserir os dados, clique no botão Validar Conexão para que o sistema possa conferir as credenciais.
6. Associe a nova conexão à uma carteira
Para a conexão de fato funcionar, é preciso associá-la à sua carteira do Santander na Kobana. Acesse a opção Recebimentos > Boletos > Carteiras e escolha a opção Ativar da carteira do Santander que quiser utilizar:
Ainda não tem uma carteira do Santander? Confira o artigo e descubra como cadastrar e homologar uma carteira de cobrança na Kobana!
7. Teste a conexão
Para finalizar o processo, sugerimos que você emita e pague um boleto, para garantir que tudo aconteceu como esperado no processo.
Acompanhe o status do boleto em Recebimentos > Boletos > Gerenciar: