Passar para o conteúdo principal
Um boleto registrado pode ser adulterado?

Conheça precauções de segurança que o seu cliente pode tomar para confirmar se o boleto é verídico ou não.

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Hoje em dia, a obrigatoriedade de registro dos boletos reduziu o volume de golpes, normalmente feitos alterando os dados do documento. Isso porque as informações do registro serão apresentadas no momento que o pagador fizer a leitura do código de barras do boleto e elas não podem ser facilmente modificadas.

Ou seja, atualmente, há uma forma simples de o pagador evitar um golpe. Bastaria confirmar se dados como CPF/CNPJ e nome do beneficiário, valor e vencimento apresentados na tela de confirmação de seu aplicativo do banco ou do caixa eletrônico (referentes ao registro) são os mesmos presentes no boleto que recebeu ao fazer uma compra.

Veja destacado no exemplo abaixo onde encontrar essas informações:

Se qualquer uma dessas informações não for condizente, assume-se que alterações foram feitas no layout do boleto.

Isso porque a forma mais comum de golpe é aquela em que alguém utiliza uma ferramenta de edição de imagem para alterar a linha digitável ou o código de barras do boleto, fazendo parecer que se trata do documento correto, quando na verdade o pagamento irá para uma conta diferente.

Além disso, uma outra forma de confirmar os dados é verificando o código do banco emissor presente na linha digitável do boleto. Todo banco possui um código único (o do Bradesco, por exemplo, é 237) que será, invariavelmente, utilizado no início da linha digitável. Repare na do boleto acima: 23790.00108

Caso deseje conferir qual é o código do seu banco, veja esta lista da FEBRABAN com todos os códigos de bancos do país.

Que precauções o pagador do boleto deve ter?

  1. Dê preferência para a leitura automática do código de barras do boleto, ao invés de escrever a linha digitável presente no boleto.

  2. Evite computadores e sinais de wi-fi públicos. Isso reduz o risco de que possíveis hackers alterem seu boleto.

  3. Evite instalar extensões que não conhece em seu navegador. Este tipo de programa pode alterar o código do boleto na hora do download, além de colocar a conta bancária em risco.

  4. Confira se os dados do boleto são iguais àqueles apresentados na tela de confirmação do caixa eletrônico ou aplicativo usado para fazer o pagamento, conforme citado acima.

Que medidas o emissor do boleto pode tomar para evitar esta situação?

Você pode cadastrar e passar a usar um modelo de boleto em sua conta da Kobana, marcando a opção Marca d’água. Esta alternativa acrescenta ao fundo do documento a malha de segurança, uma imagem não uniforme que dificulta a alteração dos dados do boleto em editores de imagem.

Utilize as nossas variáveis em suas mensagens configuradas na Kobana para as notificações automáticas, dando especial atenção ao uso do link, que é exclusivo para cada boleto:

E, por fim, um conselho que damos é inserir em sua mensagem um aviso orientando o seu cliente a seguir as sugestões ao pagador do boleto citadas acima, pois a melhor forma de evitar um possível golpe é ele tomar a iniciativa de conferir os dados.

Respondeu à sua pergunta?