Após ter criado uma assinatura para um de seus clientes, pode ser necessário cancelá-la temporariamente, caso o uso de seus serviços tenha sido suspenso e você deseje manter os dados salvos, ou até mesmo excluí-la, dependendo do caso.
Por meio da Kobana, você pode realizar as duas ações. Veja como no artigo abaixo.
Como suspender a assinatura
O primeiro passo é localizar a assinatura que deseja cancelar e acessá-la. Você pode buscar as assinaturas, aplicando o filtro na página principal com acesso por meio do menu Recebimentos > Assinaturas > Gerenciar.
Ao localizar a assinatura, clique no ícone do olho (👁️) para acessar a página dela.
Clique no menu Ações > Alterar. Nessa página de edição, você pode alterar vários dados da assinatura. Um deles será a Data de Término. Como o objetivo é interromper a assinatura imediatamente, recomendamos alterar essa data para o dia de hoje.
Automaticamente, a assinatura irá passar para a situação de Cancelada. Desta forma, a geração de boletos será interrompida, mas você continuará podendo acessá-la.
Como excluir a assinatura
Caso você queira apagar todos os dados da assinatura, é possível exclui-la. Ao acessar a assinatura específica, conforme demonstrado acima, clique em Ações > Excluir.
Os boletos que foram gerados anteriormente para a assinatura excluída ainda ficarão disponíveis na página de Boletos. Apenas não será mais possível encontrar todos de forma compilada.