Passar para o conteúdo principal
Como suspender ou excluir uma assinatura?

É possível cancelar ou excluir a assinatura de um cliente seu usando a Kobana. Veja como!

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de uma semana

Após ter criado uma assinatura para um de seus clientes, pode ser necessário cancelá-la temporariamente, caso o uso de seus serviços tenha sido suspenso e você deseje manter os dados salvos, ou até mesmo excluí-la, dependendo do caso.

Por meio da Kobana, você pode realizar as duas ações. Veja como no artigo abaixo.

Como suspender a assinatura

O primeiro passo é localizar a assinatura que deseja cancelar e acessá-la. Você pode buscar as assinaturas, aplicando o filtro na página principal com acesso por meio do menu Recebimentos > Assinaturas > Gerenciar.

Ao localizar a assinatura, clique no ícone do olho (👁️) para acessar a página dela.

Clique no menu Ações > Alterar. Nessa página de edição, você pode alterar vários dados da assinatura. Um deles será a Data de Término. Como o objetivo é interromper a assinatura imediatamente, recomendamos alterar essa data para o dia de hoje.

Automaticamente, a assinatura irá passar para a situação de Cancelada. Desta forma, a geração de boletos será interrompida, mas você continuará podendo acessá-la.

Como excluir a assinatura

Caso você queira apagar todos os dados da assinatura, é possível exclui-la. Ao acessar a assinatura específica, conforme demonstrado acima, clique em Ações > Excluir.

Os boletos que foram gerados anteriormente para a assinatura excluída ainda ficarão disponíveis na página de Boletos. Apenas não será mais possível encontrar todos de forma compilada.

Respondeu à sua pergunta?