Passar para o conteúdo principal
Como integrar a Kobana ao TOTVS TM?
Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de 5 meses

O TOTVS RM é um dos ERPs mais populares do mercado e atende a diversos setores, como construção, educação, logística, serviços, entre outros, além de ter integrações nativas com outras soluções da TOTVS.

A integração que temos com a TOTVS RM permite que sua empresa, por meio de fórmulas visuais, envie um comando do ERP para a Kobana para gerar boletos. A partir disso, nossa plataforma se comunicará com os seus bancos para, por exemplo, registrar o boleto e confirmar o pagamento, deixando atualizado no ERP.

Atualmente, não temos uma integração que atualize os boletos do TOTVS RM para a Kobana. Com isso, não atenderíamos suas necessidades, caso um boleto fosse cancelado direto na TOTVS RM ou em casos em que o arquivo de retorno fosse lido no ERP.

Instalação e configuração do módulo

É importante ressaltar que, para utilizar o módulo da Kobana no TOTVS RM, a versão do seu ERP deverá ser Biblioteca RM 12.1.28.216 ou superior.

1. Acesse o menu Serviços Globais > Metadados > Projeto, em que devem ser importados os projetos de metadados disponibilizados no arquivo: KOBANA_TOTVSRM.TotvsMD

2. Importação feita com sucesso, acesse Processos > Gerar Projeto de Metadados e faça a ação para cada um dos projetos importados.

3. Acesse o menu Gestão Financeira > Customização > Parâmetros Boleto Simples (antiga Kobana), em que devem ser definidos os seguintes campos:

  • Status: define se a integração está ativa ou inativa;

  • Ambiente: define o ambiente da Kobana, Produção ou Sandbox;

  • Token de Acesso: inclua o token de API da sua conta na Kobana;

  • Usar conta/caixa do convênio do boleto: define se será usado a conta caixa associada ao convênio do boleto no momento da baixa realizado pelo processo ‘Consulta de Status Boleto Simples’;

  • Conta Caixa: define a conta caixa que será usada no momento da baixa do boleto, se o parâmetro acima estiver desmarcado;

  • Meio de Pagamento: define o meio de pagamento que será usado na baixa realizada pelo processo ‘Consulta de Status Boleto Simples’.

Deve ser integrado os convênios do TOTVS Gestão Financeira, que terão os boletos integrados com as carteiras da Kobana. Ao salvar o registro do cadastro de convênio na TOTVS Gestão Financeira, será feita a integração incluindo uma carteira na Kobana. Se o convênio já tiver sido cadastrado na Kobana, as informações alteradas no convênio serão alteradas na Kobana.

4. Acesse o menu Gestão > Fórmula Visual > Fórmula Visual, em que devem ser importadas as fórmulas visuais responsáveis pela integração com a Kobana, disponibilizadas no arquivo: KOBANA_TOTVSRM.TotvsWF

Deve ser marcada a opção Importar Gatilhos, na aba Parâmetros, para cada uma das fórmulas visuais.

Para integração dos boletos do sistema da TOTVS, o convênio do boleto deverá estar integrado com a Kobana. Após execução do processo de inclusão de boleto no TOTVS RM, será feita a integração incluindo o boleto na Kobana. O status da remessa do boleto na TOTVS Gestão Financeira será alterado para Remetido.

Para atualizar o status do boleto no TOTVS RM, deve ser executada a fórmula visual “Consulta Status do Boleto”, menu Gestão > Fórmula Visual > Executar, em que será consultado o status do boleto na Kobana.

Caso o boleto estiver com status de “Pago” ou “Cancelado” na Kobana, será realizada a baixa ou o cancelamento do boleto no TOTVS Gestão Financeira respectivamente. Essa fórmula visual pode ser agendada. É gerado um log de cada execução na pasta "RM.NET\Processos\FV".

Respondeu à sua pergunta?