Passar para o conteúdo principal
Como enviar o arquivo de remessa ao Sicoob?

Veja um passo a passo para enviar corretamente o arquivo de remessa ao Internet Banking do Sicoob.

Marilia Souza avatar
Escrito por Marilia Souza
Atualizado há mais de 5 meses

Seja na hora de homologar a sua carteira de cobrança ou quando você já emite boletos por meio da Kobana, é necessário registrar os seus boletos. Manualmente, isso deverá ser feito com o envio do arquivo remessa ao seu banco pelo Internet Banking. Veja abaixo como fazer isso se você possuir uma carteira de cobrança do Sicoob.

1. Salve o arquivo de remessa no seu computador

Antes de mais nada, é preciso localizar e baixar o arquivo de remessa gerado pela Kobana. Isto pode ser feito de duas formas diferentes, dependendo em que estágio sua conta está:

2. Acesse sua conta do Sicoob

Utilize os seus dados para acessar seu Sicoobnet Empresarial e localize a aba Serviços. Ao clicar nela, verifique que será disponibilizada a opção Transferência de arquivos, conforme mostramos na imagem abaixo:

É possível que o seu navegador abra automaticamente uma nova aba ou janela ao clicar no menu Serviços.

3. Selecione o padrão do arquivo

Dependendo de como foi feita a contratação de sua carteira, ela pode estar configurada com o padrão de arquivo remessa CNAB 240 ou CNAB 400. Verifique qual é o seu e, dentro da seção correspondente, clique em Enviar.

4. Selecione o arquivo

Após o passo anterior, você será redirecionado para a tela abaixo. Clique em Adicionar para que uma janela do Explorador de arquivos de seu computador seja aberta. Selecione o arquivo que deseja enviar e, em seguida, clique em Enviar.

5. Confirme o envio do arquivo

Será solicitado que você confirme o envio e o sistema também irá dizer onde você pode consultar a situação e processamento do arquivo. Clique em Confirmar.

O sistema fará a transmissão do arquivo e, se estiver tudo certo, a mensagem abaixo será exibida:

Respondeu à sua pergunta?