Seja na hora de homologar a sua carteira de cobrança ou quando você já emite boletos por meio da Kobana, é necessário registrar os seus boletos. Manualmente, isso deverá ser feito com o envio do arquivo remessa ao seu banco pelo Internet Banking. Veja abaixo como fazer isso se você possuir uma carteira de cobrança do Sicoob.
Veja também: Como gerar um arquivo de remessa na Kobana?
1. Salve o arquivo de remessa no seu computador
Antes de mais nada, é preciso localizar e baixar o arquivo de remessa gerado pela Kobana. Isto pode ser feito de duas formas diferentes, dependendo em que estágio sua conta está:
Homologação: caso você esteja homologando sua carteira, confira o artigo de como cadastrar a carteira de cobrança?;
Produção: se você já emite boletos para os seus clientes, saiba como gerar e fazer o download do arquivo remessa.
2. Acesse sua conta do Sicoob
Utilize os seus dados para acessar seu Sicoobnet Empresarial e localize a aba Serviços. Ao clicar nela, verifique que será disponibilizada a opção Transferência de arquivos, conforme mostramos na imagem abaixo:
É possível que o seu navegador abra automaticamente uma nova aba ou janela ao clicar no menu Serviços.
3. Selecione o padrão do arquivo
Dependendo de como foi feita a contratação de sua carteira, ela pode estar configurada com o padrão de arquivo remessa CNAB 240 ou CNAB 400. Verifique qual é o seu e, dentro da seção correspondente, clique em Enviar.
4. Selecione o arquivo
Após o passo anterior, você será redirecionado para a tela abaixo. Clique em Adicionar para que uma janela do Explorador de arquivos de seu computador seja aberta. Selecione o arquivo que deseja enviar e, em seguida, clique em Enviar.
5. Confirme o envio do arquivo
Será solicitado que você confirme o envio e o sistema também irá dizer onde você pode consultar a situação e processamento do arquivo. Clique em Confirmar.
O sistema fará a transmissão do arquivo e, se estiver tudo certo, a mensagem abaixo será exibida: