A Kobana elimina diversos trabalhos manuais e faz sua empresa ganhar tempo!
Uma das funcionalidades que mais facilitam o dia a dia dos nossos clientes é o EDI (Eletronic Data Interchange), que nada mais é do que a troca automática dos arquivos de remessa e retorno entre a Kobana e o seu banco.
Para ativar essa automatização, você deverá autorizar a Kobana a acessar o diretório desses arquivos no banco. Com isso, acessaremos apenas o diretório dos arquivos de remessa e retorno. Não teremos acesso a nenhuma outra informação da sua conta bancária. Confira neste artigo se o seu banco tem a EDI disponível na Kobana.
1. Crie a carta de autorização
O primeiro passo para configurar a EDI é gerar a carta de autorização, um documento que é criado na Kobana e enviado ao banco para autorizar esse processo. Você só precisa criar a carta, preencher as informações e a parte técnica é feita pela nossa equipe.
Existem três formas diferentes de gerar a carta pela Kobana. Primeiramente, você pode ir direto na área de EDI, que permite que você confira todas as EDIs configuradas, além de criar uma nova. Acesse Integrações > EDI > Configurar Novo para iniciar uma nova configuração.
A carta precisa conter as informações do proprietário da conta, uma pessoa da sua empresa que assina a carta de autorização dando a permissão para a Kobana, e também um gerente do banco, que será o recebedor da carta.
Na tela acima, você deve preencher as informações dessas pessoas. Caso já as tenha salvo, o sistema irá reconhecê-las e auxiliar no preenchimento.
Além disso, como na imagem acima, você também deve subir um arquivo com o logo da empresa e escolher o tipo de recurso que será automatizado, podendo ser uma conta financeira ou uma carteira de recebimento. Após todas as informações preenchidas, clique em Criar para a carta ser criada.
Criando a carta diretamente da carteira ou da conta financeira
Além de criar a EDI pelo menu de integrações, você também pode criá-la diretamente pelo recurso que quiser usar, ou seja, uma carteira de recebimento ou uma conta financeira. Vamos usar a carteira como exemplo, mas o processo é igual para ambos.
Acesse Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique no botão Ver Carteira daquela que quiser automatizar. Você verá uma caixa com a opção para Configurar EDI, como na imagem abaixo.
Acessando por aqui, o processo é idêntico.
2. Acompanhe o status da ativação
Após a carta ser gerada, o EDI ainda não está ativo. O próximo passo é que nossa equipe vai entrar em contato com o banco para fazer a ativação. O gerente deverá encaminhar a carta à área responsável que vai solicitar que o nosso parceiro de integração, E-Sales (VAN), finalize o processo.
Ou seja, do lado do cliente, o processo já está completo, agora é só aguardar a confirmação da Kobana de que o EDI está ativo.
Atenção! Enquanto não receber a confirmação da nossa equipe de que o EDI está ativo, você deve continuar a comunicação dos arquivos de remessa e retorno manualmente.
Caso seu gerente entre em contato com você com dúvidas sobre como proceder internamente para habilitar a integração, peça para ele entrar em contato com a Kobana pelo telefone ou e-mail inscritos na carta: 3003-0386 (sem DDD).
Enquanto isso, você pode acompanhar a linha do tempo da Carta de EDI na plataforma. Acesse Integrações > EDI > Configurados e clique no botão Ver EDI. Além de ver a carta, você vê a linha do tempo de como anda o processo:
3. Confirme a ativação do EDI
Quando o EDI for ativado por ambos os lados, banco e Kobana, nossa equipe enviará um e-mail ao endereço principal da sua conta, para testar a ativação e dar algumas instruções de como proceder nas primeiras emissões.
Além disso, você também pode configurar um webhook para avisar sobre a conclusão da ativação do EDI, usando o evento edi.activated
.
Após a conexão via EDI estar ativa, alguns bancos limitam o seu acesso aos arquivos de remessa e de retorno pelo Internet Banking, fazendo com isso possa ser feito apenas pela Kobana. Confirme com o banco caso ainda queira ter o controle manual desses arquivos.
Além do tráfego automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI), também disponibilizamos o registro via Web Service e API dos bancos. Entenda quais são as diferenças entre os dois serviços.