Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesOperações Bancárias - BoletoIntegração bancária
Como ativar a comunicação com o banco para a emissão de boletos via API ou web service?
Como ativar a comunicação com o banco para a emissão de boletos via API ou web service?

Veja como deve ser o procedimento para ativar a comunicação com o seu banco.

Thiago Savelli avatar
Escrito por Thiago Savelli
Atualizado há mais de uma semana

A forma mais eficiente de comunicação entre a Kobana e o seu banco é por Web Service ou API bancária.

Com essas formas de comunicação, o acesso ao sistema do banco é direto, possibilitando o registro do boleto em poucos segundos e permitindo que o seu cliente possa pagar imediatamente ao recebimento. Dependendo do banco, é possível realizar outras operações, como alteração, cancelamento e receber a confirmação de pagamento.

A conexão via Web Service substitui apenas o arquivo de remessa referente ao registro do boleto. Para qualquer alteração ou cancelamento, ainda será necessário fazer o envio seja de forma manual ou automática, bem como dos arquivos de retorno.

O que é necessário para ativar a comunicação com o banco via API ou web service?

Listamos abaixo todos os bancos que a Kobana possui conexão via API ou web service e como deve ser o procedimento de ativação:

Banco

Tipo

Ações necessárias para ativação

Banco do Brasil

API

Cadastrar as credenciais da API bancária na Kobana: Como conectar à API de cobrança do Banco do Brasil?

BTG

API

Gerar as credenciais necessárias no Internet Banking e cadastrá-las na Kobana. Como ativar a comunicação via API do BTG?

Banco Inter

API

Enviar arquivo gerado no Internet Banking com as credenciais: Como ativar a comunicação via API do Banco Inter?

Bradesco

Web Service

Após solicitar ao gerente a ativação do web service para registro do boleto, o mesmo deverá habilitar o indicador 175.

Após o gerente confirmar que habilitou, conecte e ative a comunicação automática por meio da interface da Kobana, conforme explicamos abaixo.

BV

API

Pegar as credenciais necessárias com o banco e inserí-las na plataforma da Kobana. Como ativar os recebimentos de boletos pela API do BV?

Caixa Econômica Federal

Web Service

Peça para o banco habilitar o registro via Web Service.

Após o gerente confirmar que habilitou, conecte e ative a comunicação automática por meio da interface da Kobana, conforme explicamos abaixo.

Banco Cora

API

Gerar as credenciais no site do banco e configurar a conexão na Kobana. Como ativar a comunicação via API com o Cora?

Cresol

API

Pegar as credenciais com o banco e configurar a conexão na Kobana, como explicamos abaixo.

Daycoval

API

Pegar as credenciais com o banco e configurar a conexão na Kobana, como explicamos abaixo.

Itaú

API

Geração de chaves para acesso às credenciais: Como ativar a comunicação via API com o Itaú

PJ Bank

API

Pegar as credenciais com o banco e configurar a conexão na Kobana, como explicamos abaixo.

QI Tech

API

Gerar as chaves e configurar na conta da Kobana e do banco:
Como ativar a comunicação por API com a QI Tech

Safra

API

Solicitar as credenciais necessárias no banco e configurar a conexão na Kobana.

Santander

Web Service

Validar certificado no banco e disponibilizar na Kobana junto com o código de estação: Como ativar o registro automático por meio do Web Service do Santander?

Semear

API

Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Sicoob

Web Service

Inclusão de credenciais e autorização pelo portal do banco: Como ativar o registro via web service do Sicoob?

Sicredi

API

Gerar Token Master por meio do Bankline e enviar à nossa equipe: Como ativar o registro automático por meio do Web Service do Sicredi?

Unicred

Web Service

Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Uniprime

Web Service

Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Você só poderá utilizar esse tipo de serviço tendo um plano contratado na Kobana. Essa funcionalidade não está disponível no Ambiente Sandbox.

Caso o seu banco não esteja relacionado acima, entre em contato com o seu gerente e solicite o manual para comunicação via API para o produto de cobrança e encaminhe à nossa equipe.

Como criar uma conexão com o banco e ativar a comunicação

Cada banco tem suas peculiaridades para ativar a comunicação, como as credenciais que devem ser geradas, o certificado a ser gerado e validado, e como a comunicação é de fato ativada. Realizados os procedimentos necessários no banco, você deverá criar uma conexão na interface da Kobana e, então, ativar essa comunicação, conforme explicamos a seguir:

1. Crie a conexão com o banco

O primeiro passo será acessar o menu Integrações > Bancos e Serviços > API > Condigurar nova. No cadastro, selecione o logo do seu banco e dê um nome para essa conexão, como "REGISTRO BOLETO - BANCO XYZ - NOME DA EMPRESA". Em seguida, serão solicitadas as credenciais, certificando uma simples ativação, dependendo do banco.

2. Associe a conexão à respectiva carteira

Realizada a validação acima com sucesso, acesse o menu Recebimentos > Boletos > Carteiras e clique em Ativar na coluna do web service da carteira que deseja ativar este serviço.

O sistema vai solicitar que você escolha uma conexão para vincular a esta carteira. Selecione a conexão que acabou de criar e finalize o procedimento.

3. Confirme a ativação do serviço

Recomendamos, ao finalizar o processo, emitir um boleto para testar o registro e verificar na aba de registro se o mesmo foi feito pelo web service.

Respondeu à sua pergunta?